O crime de tráfico de drogas é uma das acusações mais graves no âmbito do direito penal, que pode gerar longos períodos de reclusão. No Brasil, o tráfico de entorpecentes está previsto na Lei nº 11.343/2006, e abrange a produção, venda, transporte, posse e distribuição de substâncias ilícitas. A pena prevista é de 5 a 15 anos de reclusão e pagamento de multa. Dada a complexidade e as consequências desse tipo de processo, a atuação de um advogado criminal especializado é fundamental para garantir uma defesa de qualidade.
Em primeiro lugar, é importante sabe que para que uma pessoa seja acusada de tráfico de drogas, a lei considera diversas condutas, tais como: importar, exportar, remeter, preparar, produzir, fabricar, adquirir, vender, expor à venda, oferecer, ter em depósito, transportar, trazer consigo, guardar, prescrever, ministrar, entregar a consumo ou fornecer drogas, ainda que gratuitamente.
Observe que o mero fato de ter em depósito substância entorpecente, já configura o crime.
Bem como, também configura o tráfico a importação, exportação, remessa, produção, fabricação, aquisição, venda, oferecimento, fornecimento, ter em depósito, transportar, trazer consigo ou guardar, ainda que gratuitamente, matéria prima, insumo ou produto químico destinado à preparação de drogas. Semear, cultivar ou fazer colheita de plantas que constituam matéria prima para preparação de drogas também tipificam o delito de tráfico. Por fim, utilizar local de que tenha propriedade, posse, administração, guarda ou vigilância ou consentir que outra pessoa dele se utilize, para a prática das condutas previstas no artigo, comete o crime de tráfico.
O mesmo artigo ainda traz outras duas previsões cujas penas são mais brandas: induzir ou auxiliar alguém ao uso de drogas e oferecer droga, eventualmente e sem objetivo de lucro, a pessoa de seu relacionamento, para consumo conjunto. Estes crimes possuem penas mais brandas, de 1 a 3 meses de detenção para o primeiro caso, e de 6 meses a 1 ano de detenção para o segundo, além de multa para ambas as hipóteses.
A defesa no processo de tráfico de drogas será elaborada estrategicamente pelo advogado criminal, de acordo com os fatos que se apresentem, as circunstâncias, as peculiaridades da abordagem, das provas e da própria condição do acusado.
Há uma gama de possibilidades de defesa, no entanto, as mais usuais são as seguintes:
De toda forma, mesmo diante de uma acusação grave como o tráfico de drogas, o acusado tem direitos fundamentais garantidos pela Constituição, tais como:
Portanto, o acompanhamento por um advogado criminal é fundamental para garantir a observância destes direitos durante a defesa no processo de tráfico de drogas