Meu marido foi preso. O que fazer?

O Devido processo legal no processo penal
A importância do devido processo legal no Direito Criminal.
9 de março de 2023
A importância da Lei Maria da Penha na proteção das vítimas de violência doméstica
A importância da Lei Maria da Penha para a defesa das vítimas de violência doméstica.
16 de março de 2023
Como falar com o preso enquanto a carteirinha não fica pronta

Logo após o companheiro ser preso, vem o desespero. Para onde ele vai? Como posso falar com ele? Como saber se ele está bem?

Primeiramente, informo que logo após a prisão o preso passa por uma audiência com o juiz, que irá avaliar a legalidade da prisão. Já nessa audiência, é possível contratar um advogado.

Mantida a prisão, o preso então passa por uma triagem. Assim, geralmente, nos primeiros 15 a 30 dias ele não poderá receber visitas. Até porque, para poder visitar ou agendar uma visita por videoconferência, é necessário um cadastro junto ao Presídio, a chamada “carteirinha”. Para elaborar esse documento, o Presídio solicita uma série de documentos, inclusive a prova de casamento, de união estável ou vínculo familiar. Esse procedimento leva alguns dias para ficar pronto. Sem a carteirinha de visita, não é possível o familiar ou ente próximo falar com o preso.

Como fazer contato com o preso enquanto a carterinha de visita não fica pronta?

Nesse meio tempo em que a família não pode visitar o preso, é possível a contratação de um advogado criminal para atender o preso. Essa conversa pode ser presencialmente ou por videoconferência. O advogado tem o direito de falar com o preso, a qualquer momento. Não há necessidade de esperar a triagem ou confecção de cadastro.

O melhor a fazer se um familiar é preso é manter o contato. O atendimento inicial é muito importante, tanto para tranquilizar a família, para saber se está tudo bem com o preso, quanto para o próprio preso, que saberá que a família não o “abandonou”. O preso, sem contato com o mundo externo, pode enviar algum recado à família através do advogado.

Mesmo se o preso está em Presídio distante ou foi transferido para outra cidade, o advogado pode agendar um atendimento por vídeo chamada.

Além do atendimento inicial, o advogado poderá responder às dúvidas da família sobre o processo penal, o que pode acontecer em caso de condenação, o que é possível ser alegado na defesa do réu, entre outras questões.

A prisão, seja ela preventiva, em flagrante ou em decorrência de condenação, coloca o preso em uma situação muito difícil e de desvantagem. Desse modo, é de suma importância a consulta com o advogado especialista na área criminal, que terá maior habilidade estratégica para conduzir o processo da melhor maneira.